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MEJ – Movimento Empresa Júnior

 

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando à Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e também Brasil.

Em nosso país o movimento chega em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o país de forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam.

Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido no país de origem somente em 19 anos, entre 1967 e 1986. Atualmente, depois de vinte e um anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 27.000 universitários espalhados em cerca de 1.200 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano – Fonte: Censo e Identidade Brasil Junior 2010.

O Movimento Empresa Junior é um movimento estudantil de incentivo ao empreendedorismo, onde universitários de diversos países realizam projetos de suas áreas de graduação através de Empresas Juniores, que são associações civis sem fins lucrativos, constituídas exclusivamente por esses estudantes. Durante a experiência dentro da Empresa Junior, o universitário tem contanto direto com o mercado de trabalho e com clientes reais, tornando sua vivencia dentro da universidade mais intensa e enriquecedora.

Uma Empresa Júnior tem como objetivos:

  • Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;
  • Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;
  • Intensificar o relacionamento empresa-escola;
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho;
  • Contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis;

Uma Empresa Júnior NÃO tem como objetivos:

  • Captar recursos financeiros para a Instituição de Ensino através da realização dos seus projetos ou outras atividades;
  • Captar recursos financeiros para seus integrantes através dos projetos ou outras atividades;
  • Aplicações financeiras com fins de acumulação de capital.

 

NEJ UFPR

 

O Núcleo de Empresas Juniores, criado em 2007, existe para representar e dar suporte às 12 empresas juniores da Universidade Federal do Paraná. Suporte para a estruturação de novas empresas, desenvolvendo as competências dos empresários juniores, disseminando o espírito empreendedor e integrando os mais de 300 jovens diferenciados que trabalham nas empresas da UFPR.

O NEJ, que representa duas empresas juniores que estão no ranking das 20 melhores do Brasil, promove eventos de capacitação, mapeando e divulgando as melhores práticas de cada empresa, publicando uma revista com todo o conteúdo voltado para empresários juniores, representando as empresas perante a Universidade Federal do Paraná e fechando parcerias estratégicas. A ProGeo Consultoria Júnior é associada ao NEJ e atua nas atividades promovidas pelo mesmo, seja para reuniões, atuação em conselhos e participação em eventos.

 

 


PROGEO Consultoria
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