O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, possuindo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando à SuÃça, Bélgica, Espanha, EUA e também Brasil.
Em nosso paÃs o movimento chega em 1988, através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o paÃs de forma expressiva, devido aos preços acessÃveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam.
Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido no paÃs de origem somente em 19 anos, entre 1967 e 1986. Atualmente, depois de vinte e um anos no paÃs, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 27.000 universitários espalhados em cerca de 1.200 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano – Fonte: Censo e Identidade Brasil Junior 2010.
O Movimento Empresa Junior é um movimento estudantil de incentivo ao empreendedorismo, onde universitários de diversos paÃses realizam projetos de suas áreas de graduação através de Empresas Juniores, que são associações civis sem fins lucrativos, constituÃdas exclusivamente por esses estudantes. Durante a experiência dentro da Empresa Junior, o universitário tem contanto direto com o mercado de trabalho e com clientes reais, tornando sua vivencia dentro da universidade mais intensa e enriquecedora.
Uma Empresa Júnior tem como objetivos:
Uma Empresa Júnior NÃO tem como objetivos:
O Núcleo de Empresas Juniores, criado em 2007, existe para representar e dar suporte à s 12 empresas juniores da Universidade Federal do Paraná. Suporte para a estruturação de novas empresas, desenvolvendo as competências dos empresários juniores, disseminando o espÃrito empreendedor e integrando os mais de 300 jovens diferenciados que trabalham nas empresas da UFPR.
O NEJ, que representa duas empresas juniores que estão no ranking das 20 melhores do Brasil, promove eventos de capacitação, mapeando e divulgando as melhores práticas de cada empresa, publicando uma revista com todo o conteúdo voltado para empresários juniores, representando as empresas perante a Universidade Federal do Paraná e fechando parcerias estratégicas. A ProGeo Consultoria Júnior é associada ao NEJ e atua nas atividades promovidas pelo mesmo, seja para reuniões, atuação em conselhos e participação em eventos.